02 dezembro 2006

CANTONEIROS ARTISTAS AMIGOS DO AMBIENTE

CANTONEIROS ARTISTAS
AMIGOS DO AMBIENTE

A Câmara Municipal da Maia, no distrito do Porto, Portugal, bem se pode orgulhar dos seus funcionários, nomeadamente dos cantoneiros de recolha do lixo, da higiene, limpeza e salubridade do concelho.
Então não é que para além desse trabalho nobre de manter a cidade limpa, ainda dão artisticamente continuidade na sensibilização e motivação da população maiata e não só, a preservar a qualidade de vida com base no respeito pelo ambiente pela higiene e limpeza de tudo quanto é de utilidade pública!?

Esses trabalhadores decidiram em boa altura, no seu tempo livre e aos fins-de-semana, quase a título de brincadeira, organizar espectáculos de convívio, alegria e diversão, imitando figuras artísticas da música e do palco, do passado e do presente.
Começaram quatro colegas de trabalho e actualmente são sete a imitarem e a representarem musicalmente muitos artistas ainda no activo.
Vestem-se a rigor, de acordo com as personagens que representam com qualidade divertida e muito humor.
Funcionários da Maiaambiente, Empresa Municipal, e Câmara Municipal da Maia, assim mesmo se intitulam “AMIGOS DO AMBIENTE”. E são-no na verdade, a nível profissional, porque a sua profissão é a de cantoneiros municipais; e a nível de cidadãos, de munícipes, ao darem continuidade de forma livre, voluntária e gratuita, espectáculos artísticos que os tem levado a actuar já em muitas localidades, fora e dentro do concelho. Quer para Juntas de Freguesia, Centros sociais, Colectividades culturais, café e Restaurantes.
Chegam a ter que pedir a colaboração de outros colegas para trocarem de horários de trabalho, quando estão de serviço em fins-de-semana, para que o elenco de Cantoneiros Artistas fique livre para poder responder a tantos pedidos de actuação.

Não sei quantas Câmaras Municipais se podem orgulhar de ter trabalhadores cantoneiros e artistas a dar, com arte, e no seu tempo de lazer, continuidade ao seu profissionalismo pelo ambiente que é de todos.

Parabéns e obrigado

Do ZÉMAIATO

José Faria



7 comentários:

Anónimo disse...

Oh amigo Zé Faria, é tão bom saber que existe alguém com estas iniciativas, olhe que eu digo que deve ser a única Câmara que possui trabalhadores deste calibre, porque aqui no meu conselho não conheço que se enquadre neste tipo: Muito bem amigo em trazer aqui este aspecto para que mais alguém saiba desta forma que ainda há gente com vontade de porporcionar aos outros momentos felizes na vida.

Um Abraço

Beezzblogger

A. João Soares disse...

Parabéns amigo Zé Faria, por dar publicidade a uma iniciativa tão interessante.
Eles divertem-se, fazem divertir os outros e difundem uma mensagem múltipla:
- o voluntariado, trabalhando gratuitamente para uma causa comum;
- A orgnização e o espírito de equipa;
- A devoção a uma causa, de interesse público e que se relaciona com o seu trabalho profissional, sinal de que gostam daquilo que fazem, trabalham com gosto.
Parabéns aos trabalhadores da limpeza da Maia, por nos mostrarem que o trabalho não tem que ser um sacrifício, pode ser feito com prazer.
Exemplo a seguir. Devemos todos em qualquer lugar, em qualquer momento defender o ambiente, mesmo que apenas com pequenos gestos.
Um abraço de amizade ao Zé
A. João Soares

José Faria disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
José Faria disse...

Obrigado Amigos!
Sinto-me honrado porque é à minha gente que me refiro, sobretudo àqueles que (alguns!) me acompanharam na escola primária e nas primeiras braçadas no Rio Leça,onde aprendemos a nadar, antes de este se transformar em esgoto a céu aberto.
Acreditem! - Fico muitas fezes comovido ao ver, presenciar, divulgar e fotografar estes meus conterrãneos que apesar da sociedade louca, maluca, em quevivemos, se entregam, VOLUNTÁRIA, GRATUITA E SOLIDARIAMENTE, a uma causa que é de todos nós: A PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE ... pela nossa saúde.
E fazem-no depois de diariamente correrem atrás do camião do lixo, chegarem a fazer os Cem Metros nos Primeiros Cinquenta!
COMO DITAM OS MEUS VERSOS EM SUA HONRA, e que eles declamam no início de cada espectáculo. Até já fizerem dele a sua marcha de entrada, o seu hino do Maia Ambiente:
Mas meus amigos, deixem que lhes diga: è o espírito creativo, participativo, profissional e de cidadania, ambos complementados pelos valores adquiridos nas muitas artes sócio culturais que motivam, desenvolvem e criam as Colectividades culturais, os clubes digamos assim, das terras da Maia.

Obrigado pelos trabalhadores cantoneiros do "Maia Ambiente" ,
os meus amigos e conterrãneos maiatos.

Abraços de Amizade

José Faria

Domingo, Dezembro 03, 2006 12:04:58 AM

Anónimo disse...

Caro Faria,é mais uma acção positiva.Quero aqui referir o quanto é importante para si e para os da sua geração o Rio Leça tão citado no seu livro "CONTOS E VERSOS DO MEU CAMINHO".

Que belo livro o seu.Ainda não faço o juízo final porque agora estou a lê-lo devagar,tendo em atenção alguns pormenores mais relevantes...


Um belo livro,muito revelador da personalidade do amigo Faria.

Um abraço
Mário Relvas-Doa a quem doer...

david santos disse...

É este o verdadeiro carácter de um bom homem.
Obriga, Amigo Faria, por toda a sua dedicação às boas causas.
Até sempre.
ps.não sei como chegar ao "MAIATO"
DIGA-ME, POR FAVOR.

José Faria disse...

Olá amigo David Santos.
Obrigado. Tudo bem?!
Mas é isso aí Basta zemaiato e ésquisar no Goold
mas então...
http://zemaiato.blogspot.com/

Um abraço amigo David Santos...
Gostou do Outono?!
Pois essa de velho caiu ao lado!Chau!

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas