29 setembro 2006

Igualdades distintas

A nossa insatisfação pessoal, por vezes leva-nos a um desgaste emocional deveras preocupante, em função deste problema visualiza-se a falta de compreensão. Se a fé se tornasse única e exclusivamente a um só Deus, então talvez pudéssemos deixar de ser tão fundamentalistas, por ora esquecíamos o egotismo.
Costuma-se dizer que” de boas intenções está o inferno cheio”, esta é as únicas certezas que temos num mundo onde a singularidade já começa a ser uma constante. É muito simples o que aqui quero dizer se resume numa única palavra o “EU”.
As palavras por vezes são mal interpretadas e o sentido delas deturpado, o que leva inúmeras vezes à falta de entendimento.
Chega de hipocrisias!
Para onde caminhamos nós?
Entre tantas diferenças ainda continuamos a sonhar que somos todos iguais. Então esta é uma igualdade muito distinta...
Olhem para o nosso país, conseguem definir um rumo?
Agora olhem mais adiante, em volta do mundo, conseguem ver o que se aproxima?
Quando iremos aprender que somos todos parte integral de uma única consideração “dignidade de viver”.
É isto que me leva a pensar, sim porque eu também penso. Se não jornadeamos de novo para o tempo da Idade Média:

“Os clérigos tinham como função oficial rezar. (Na prática, exerciam também grande poder político sobre uma sociedade bastante religiosa, onde o conceito de separação total entre a religião e o estado era desconhecido.) ”
“Os nobres tinham como principal função guerrear, além de exercer o poder político sobre as demais classes.”
“Os servos, trabalhadores constituídos pela maior parte da população camponesa, estavam presos à terra e prestavam serviços aos nobres, pagando diversos tributos em troca da permissão de uso da terra e de protecção militar.”
Talvez serei chamada de caricata, ou talvez não!
Conceição Bernardino

3 comentários:

Anónimo disse...

Conceição Bernardino, tem toda a razão!
Devemos saber ouvir e ler, saber entender a forma de ser e viver de cada cidadão, esteja ele em que parte do mundo estiver. SOMOS DA MESMA ESPÉCIE! E o habitate também faz o homem, o animal humano!
Como tal temos a responsabilidade de tentar perceber, compreender e aceitar o nosso semelhante, consuante a sua "latitude temporal e espacial" onde se encontra.
Penso que só nos aproximariamos mais dos consensos sociais se a globalização fosse entendida por ficção ou realidade como um todo. Que o país fosse o Mundo onde vivemos e moramos. Mas não é assim.
(Por isso diz que continuamos a pensar que somos todos iguais!)
- Nunca fomos desde a pré-história!
O grande mal que conmtinua a separar e a criar confrontos , conflitos e guerras entre os seres da nossa mesma espécie, está na grande divercidade de crenças, de fé, de religiões e políticas sociais. E estas diferenciações, de ontem, de hoje e que continuaram a persistir, continuarão pela sobrevivência dos média que querem sobreviver independentemente de prestarem um melhor ou pior servíço à humanidade.

Desculpe lá Conceição Bernardino, até parecia um filósofo e não passo dum "borra botas que não tem onde cair de morto" como se costuma dizer.
Só tenho o nono ano de escolaridade feito à noite , porque de dia trabalhava, mas achei por bem opinar.
Pior seria continuar a responder ao que ainda hoje acontece: Trabalhar, trabalhar e ao domingo ir rezar. Agradecer por ser humilde e trabalhador!
Compreendo que me possam ver como um "forreta" mas mesmo assim assumo a responsabilidade umilde de dar o meu contributo, a minha opinião.
Quem mais não sabe, nada mais pode dizer ou opinar.
Este é o meu parecer de acordo com o meu saber.

Anónimo disse...

Cara Conceição respondo com o tema acima,Amar...amar!

Um beijinho e obrigado pelos seus temas

david santos disse...

Olá, Conceição!
Caricatura não. Nem talvez.
Um grande abraço.
Até sempre: david santos

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas