16 outubro 2006

TEMA SEMANAL. QUEM AVANÇA ?

A VOZ DO POVO concentra uma boa quantidade de participantes de qualidade que, por vezes, se limitam a trocas de mimos em comentários e «posts» com setas envenenadas contra outros que pensam de forma diferente. Por vezes, sobressai um pouco de vaidade de mostrar diferença. O sistema do TEMA semanal tem vantagens e deve continuar, porque da leitura do «post» e de todos os comentários resulta um conhecimento mais alargado do tema em discussão.

Mas a preparação de um tema semanal permite uma redacção mais cuidada, uma análise mais profunda, abrangendo vários aspectos do assunto, com isenção e distanciamento. Gostei do último tema – Pobreza e exclusão social no âmbito da realidade portuguesa – que tinha nível de trabalho universitário do âmbito da sociologia. Será o espírito de competição, infelizmente tão generalizado e paralisante dos mais timoratos, vai abortar esta iniciativa? Não estamos a competir por qualquer prémio, apenas a sentir o prazer da escrita, com finalidade de mantermos os neurónios a funcionar e transmitir aos outros ideias sérias para meditação e comentários num debate positivo clarificador.

Será, por isso, desejável que alguém avance esta semana. E, tal como fiz na semana passada, em que indiquei uma hipótese de tema que ainda não foi aproveitado, lanço agora uma nova sugestão que nesta data tem importância para merecer a nossa reflexão:

Dívidas das autarquias. Melhoria da qualidade de vida dos contribuintes? A sua origem(vaidade dos autarcas? Criação de oportunidades para criar a corrupção? Etc.). Os seus fitos para os vindouros (será lógico e moral viver hoje acima das possibilidades deixando de herança apenas dívidas? Apoio do Governo às autarquias mais pobres das regiões menos povoadas por forma a reduzir as diferenças entre elas e o litoral? etc., etc.

E com esta sugestão, já aqui ficam duas. Qualquer um as pode aproveitar ou avançar com um tema diferente mais da sua preferência. Os outros participantes e os visitantes ficarão agradecidos. Os poetas poderão desenvolver um ema em poesia. Camões elogiou a gesta portuguesa num poema, com tal valor e intensidade que nenhum prosador conseguiu fazer melhor!

Abraços para todos
A. João Soares

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro A. João Soares,eu acho que deve continuar.Gostei de todos os tems,acho brilhante o trabalho do Victor.Estou com uns dias de férias,pois o meu rapaz foi passar uns dias a uma colónia de férias com a malta da instituição onde anda.Pretendo lançar um tema em breve.Poderei fazer um tema sobre a segurança dos cidadãos-administração interna.Poderei fazer outro sobre a deficiência e Portugal.

Peço que alguém avance esta semana.
Mário Margaride,tem a palavra,meu amigo.Versos e a intervenção!...ou o que achar por bem.
Eu ainda nem tive tempo para comentar o tema do amigo Victor Simões,mas espero realmente fazê-lo.

Envio um grande abraço ao amigo David Santos pois fez-me chegar hoje um livro "POESIS-volume XIII.

Cumprimentos para todos
Mário relvas

Um abraço para todos

Mário relvas

Mário Margaride disse...

Amigo João Soares. Vou ver se arranjo um pouco de tempo para o dito tema semanal. Ainda não sei em concreto qual, mas já estou a pensar em algo.
Talvez amanhã ou depois, já esteja postado.
Um abraço Mário Margaride.

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas