17 outubro 2006

CONSELHOS PARA A FELICIDADE

Não me julguem petulante ao ponto de querer dar-vos conselhos!
Encontrei este lindo texto num anexo em Power Point que achei maravilhoso e quis partilhar convosco.
Aplica-se a todas as idades, não é só para idosos, como eu !!!

Dona Maria era uma senhora de 92 anos, elegante, bem vestida e penteada.
Estava de mudança para uma casa de repouso pois o marido com quem vivera 70 anos, havia morrido e ela ficara só.

Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando uma atendente veio dizer que seu quarto estava pronto.
A caminho da sua nova morada, a atendente ia descrevendo o minúsculo quartinho, inclusive as cortinas de chintz florido que enfeitavam a janela.
Ah! Eu adoro essas cortinas – disse ela com entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um filhote de cachorrinho.
- Mas a senhora ainda nem viu o quarto...
Nem preciso ver – respondeu ela.
Felicidade é uma decisão que tomo todo dia quando acordo.
E eu já decidi que vou adorar!
É uma decisão que tomo todo dia quando acordo.
Sabe... Tenho duas escolhas: posso passar o dia inteiro na cama contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem...
Ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem.
Cada dia é um presente.
E enquanto meus olhos abrirem, vou focalizá-los no novo dia e também nas boas lembranças que eu guardei para esta época da vida.
A velhice é como uma conta bancária. Você só retira daquilo que você guardou.
Portanto, lhe aconselho depositar um monte de alegria e felicidade na sua Conta de Lembranças.
E como você vê, eu ainda continuo depositando.
Agora, se me permite, gostaria de lhe dar uma receita:
1. Jogue fora todos os números não essenciais para sua sobrevivência. Isso inclui idade, peso e altura. Deixe o médico se preocupar com eles. Para isso ele é pago.
2. Dê preferência aos amigos alegres. Os “baixo astral” puxam você para baixo.
3. Continue aprendendo. Aprenda mais sobre computador, artesanato, jardinagem, qualquer coisa. Não deixe seu cérebro desocupado. Uma mente sem uso é a oficina do Mal.
E o nome do mal é Alzheimer.
4. Curta coisas simples.
5. Ria sempre, muito e alto. Ria até perder o fôlego.
6. Lágrimas acontecem. Aguente, sofra e siga em frente. A única pessoa que acompanha você a vida toda é VOCÊ mesmo. Esteja VIVO enquanto você viver.
7. Esteja sempre rodeado daquilo que você gosta. Pode ser família, animais, lembranças, música, plantas, um hobby, o que for. Seu lar é o seu refúgio.
8. Aproveite sua saúde. Se for boa, preserve-a. Se estiver instável, melhore-a. Se estiver abaixo desse nível, peça ajuda.
9. Não faça viagens de remorsos. Viaje para o shopping, para a cidade vizinha, para um país estrangeiro, mas não faça viagens ao passado.
10. Diga a quem você ama, que você realmente o ama, em todas as oportunidades.
E lembre-se sempre que: A vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego...
De tanto rir...
De surpresa...
De êxtase...
De felicidade!


Espero que gostem desta filosofia de vida
A. João Soares

4 comentários:

José Faria disse...

Olá Amigo A. João Soares. Boas!
Esse exemplo da Dona Maria é o que todos deveriamos seguir independentemente da idade,e como diz no texto: "Cada dia é um presente." Penso que estes meus versos se enquadras perfeitamente como comentário complementar, porque ganhamos sempre se assim actuarmos e se assim pensarmos:

GANHAMOS

Ganhamos sempre!
Ganhamos mais um dia
De vida que passa
A vitória de estarmos vivos
De podermos ver e amar
Ganhamos sempre
Sempre!
Ganhamos
Quando acordamos
Vemos e olhamos
Que estamos vivos:
Repete-se o ciclo da vida,
Ganhamos a nossa existência,
Outro dia e voltamos a nascer
Para ganhar...
Graças a Deus!
E é nesse ganho,
Nessa vitória
Diária e constante
Que a vida se repete:
Ganhamos quando acordamos
Ganhamos porque estamos vivos
E existimos.
Muitas vitórias conseguimos
Desde que nascemos.
Ganhamos individual
E colectivamente
Ganhamos sempre
Sempre
Ganhamos...
Enquanto existimos.

José Faria

Um Abraço

Anónimo disse...

É belo caro amigo A. João Soares.Talvez por isso o sorriso seja dos melhores remédios para a saúde.Para a vida.Por vezes as dificuldades ão muitas.As minhas preocupações são mais com os outros que minhas.A vida só é bela se a vivermos em conjunto.Se em conjunto rir-mos de nós próprios e prendermos com o passado.Nada nos pode fazer o que para trás está,mas podemos modificar alguma coisa no presente para termos futuro.Mesmo quando a preocupação com o futuro não seja para nós próprios.
Termos ideais,pensarmos com alegria e defendermos as nossas convicções com força,mas com tolerância,concerteza melhorará o estado de alma.

"SER JOVEM"
Um abraço A Joao Soares e Zé Faria

Mário relvas
Mário Relvas

Anónimo disse...

Ser jovem

A juventude não é um período da vida; é um estado de alma, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor do conforto.

Não é velho aquele que viveu um certo número de anos, mas é velho aquele que desertou do ideal. Os anos enrugam a pele, mas o renunciar ao ideal enruga a alma. A preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são os inimigos que, lentamente, nos fazem inclinar para a terra e tornar-nos poeira, ante da morte.

Jovem é aquele que se admira e maravilha. Interroga, como a criança insaciável: e depois? Desafia os acontecimentos e acha alegria no jogo da vida.

Tu és tão novo como a tua fé. Tão velho como as tuas dúvidas.

Tão novo como a tua confiança em ti próprio. Tão novo como a tua esperança. Tão velho como o teu desânimo.

Serás jovem enquanto sentires. Sentires o que é Belo, Bom e Grande. Sentires as mensagens da natureza, do homem e do infinito.

Se, um dia, o teu coração for mordido pelo pessimismo, e ruído pelo cinismo, DEUS tenha então, piedade da tua alma de velho.
General Mac-Arthur,1945

Maria Soledade Alves disse...

Amigo João Soares. Adorei!Não tenho 92anos, mas tal como a Dona Maria para mim cada dia é um presente. Eu só não gostei da filosofia de vida que apresentou como faço parte integrante dela.Nunca deixei de rir, mesmo na altura mais difícil da minha vida em que com 40 e poucos anos me foi diagnosticado o "bicho mau".O meu médico olhou para mim com uma cara meio aparvalhada(talvez pensando que estava na presença de alguém "mal esclarecido", mas depressa o sosseguei.Não valia a pena chorar, mas sim lutar.Transformei a estadia no meu hotel de luxo(Hospital Geral STºAntónio) num verdadeiro gozo. Suportei 4 operações no espaço de 1 mês e meio sempre a sorrir, e consegui ajudar todos os doentes do meu piso(mais chorosos) a sorrirem também.Foi muito gratificante!Como a doença me limitou um pouco, eu escudo-me na leitura;na escrita;na pintura, mas sempre a rir. Para ser muito franca nem me lembro do "bicho mau". Gosto de continuar a lutar pelos outros, e não atormentar os meus neurónios com lamentos.Esse dia cinzento de Fevereiro está apagado na minha memória.Continuo com o mesmo espírito jovem que sempre fiz questão de cultivar.Ah, gostei do poema do Zé Faria e da análise do MRelvas.Rir..Rir..mesmo nas ocasiões mais complicadas.

Beijinhos João Soares
MªSoledade Alves

Prémio

Prémio
Atribuído Pela nossa querida amiga e colaboradora deste espaço, a Marcela Isabel Silveira. Em meu nome, e dos nossos colaboradores, OBRIGADO.

Indicadores de Interesse

My Popularity (by popuri.us)

DESDE 11 DE JUNHO DE 2010

free counters

Twitter

eXTReMe Tracker
My BlogCatalog BlogRank




 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?
 Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?

Etiquetas